"Modernidade" ou "Mundanizado"II

II- Ancorados na Rocha.


É fundamental que a contextualização seja algo positivo para nós e para a pregação do evangelho. Não podemos negociar os principies bíblicos. O grande segredo da contextualização é estar ancorado na Rocha que é Jesus. Princípios como pureza no namoro, honestidade nos negócios e santidade na conduta estão ficando cada vez mais raros em nossa sociedade. Na ânsia de sermos contextualizados acabamos ficando"mundanizado". Não nos preocupamos mais em mostrar a diferença do evangelho atraves de nossas atitudes.

Como podemos dizer que somos diferentes de ja tem "casas noturnas, chamadas "evangélicas", quando se já existe a praia do nudismo evangélico? Não acredita?? absurdo?? Confira no link. http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_027/midia.htm

Como podemos esperar que sejamos diferentes? se agimos como aqueles que não tem Cristo? Estamos vivendo a era do "que que tem?!". De tanto "que que tem" vamos acabar tendo que aceitar Homossexualismo na igreja, e não vai ser por causa da lei ou por cauda só amor ao outro, mas por achar que é normal. E não é!?mas isso é assunto pra outro estudo.

A palavra de Deus nos diz assim:"não vos amoleis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância." (I Pe 1:14). A preocupação de assimilar os costumes dos povos estrangeiros é antiga. Quando o povo de Israel quis ter um rei semelhante aos povos ímpios vizinhos, deu um passo contrário à vontade de Deus (I Sm 8:4-5). Ao assimilarmos os hábitos daqueles que não têm Cristo como Senhor de suas vidas, deixamos a pureza que é riqueza dos filhos de Deus. Há dois princípios que temos de seguir, se queremos estar ancorados na Rocha.

1. Conhecer os princípios bíblicos.
I Pedro2:2 nos diz " desejais ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que , por ele, vos seja dado crescimento para salvação." O texto bíblico nos dia que precisamos buscar o alimento espiritual como se fôssemos crianças recém-nascidas que buscam o leite. Está é uma ilustração que você conhece bem, muito bem, porque mostra que atitude devemos ter em nosso coração ao lermos a Bíblia.

Se queremos estar ancorados na Rocha, precisamos conhecer a bíblia. É a palavra de Deus que dará a cada um de nós o discernimento necessário para achar o equilíbrio entre a contextualização e a "mundanização". A grande dificuldade hoje em dia é que muitos jovens evangélicos têm deixado de se aplicar no conhecimento das doutrinas fundamentais do Evangelho, e por tanto, têm ficado sem os referenciais para suas tomadas de decisão -"Errais, não conhecendo as Escrituras"(Mt. 22:29).

2.Não abrir mão dos princípios bíblicos.

"Porque sei em quem tenho crido"(2 Tm 1:12) . Esta é uma palavra de convicção. Está é a palavra! muitas vezes o jovem tem medo de ser chamado de radical e ser rejeitado pela turma. Mas quero dizer a você que , em determinados momentos, para seguir a Jesus é exatamente isso que você terá que ser.
Quando sabemos em quem cremos, obedecemos e a obediência nos fará diferentes! A partir do momento e que valorizamos a obediência ás Escrituras, começamos a nos tornar diferentes dos jovens que não se entregam a Cristo, e aí as coisas começam a mudar sem que corramos o risco da "mundanização".

A juventude evangélica deve mostrar que está integrada ao mundo, sem que este esteja arraigado em seu coração. precisamos mostrar que somos jovens de respeito, pessoas de bem, gente transformada e diferente. Só a obediência aos princípios bíblicos fará isso por nós. " Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para direita nem para a esquerda , para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares." (Js 1:7)


Conclusão

Se os jovens são a igreja de hoje e os líderes de amanhã, como será esta igreja que estão liderando? É fundamental para o futuro da igreja que a juventude esteja contextualizada, bem informada, porém dia a dia reafirmando seu compromisso como os mandamentos bíblicos, preservando assim a pureza do Evangelho de Cristo.




Postagens mais visitadas deste blog

Testemunho de Bethany Hamilton - A Vida é Como Surf

"Modernidade" ou "Mundanizado" I

Rainha ou Submissa?